7 principais sintomas do Mieloma Múltiplo.
- andrezzabertolaci
- 29 de jan.
- 2 min de leitura

O mieloma múltiplo é a segundo câncer no sangue, ele representa mais comum e representa apenas 1% dos cânceres.
Muitas pessoas nunca ouviram falar dele, então ser diagnosticado com mieloma pode ser bem assustador.
Mieloma múltiplo ocorre quando uma célula lá da medula óssea começa a produzir uma proteína anormal que passa a causar lesão em diversos órgãos, levando aos sintomas.
Esta proteína é chamada de proteína monoclonal.
O mieloma é um câncer complexo com efeitos físicos e emocionais. Nem todo mundo tem todos os sintomas, e os principais sintomas são:
1- Dor óssea: dores nos ossos de início recente, que não melhoram com medicações habituais devem sempre ser investigadas.
2- Anemia: pode causar fadiga, fraqueza ou falta de ar. Lembre-se Anemia SEMPRE DEVE SER INVESTIGADA.
3- Cálcio alto no sangue (hipercalcemia): o cálcio pode ser liberado no sangue à medida que o osso é quebrado, aumentando assim o nível de cálcio no sangue acima do normal. Isso pode causar sede, náusea, vômito, confusão ou constipação.
4- Alterações nos rins: o mieoma múltiplo também pode se manifestar como insuficiência renal, com elevação de creatinina e uréia e perda de proteínas na urina.
5- Fadiga: cansaço avassalador é muito comum. Muitas vezes está relacionado à anemia ou pode ser um efeito colateral do tratamento. A fadiga pode afetar sua capacidade de trabalhar ou limitar sua capacidade de se movimentar
6- Fraturas: os ossos têm mais probabilidade de quebrar em pessoas com mieloma.
7- Infecção recorrente: os pacientes com mieloma têm um risco maior de infecção, porque seu sistema imunológico não está funcionando corretamente
Apesar de potencialmente assustador, o mieloma múltiplo atualmente tem diversos tratamentos disponíveis para que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor.